Cuanza-Norte conta um total 1 904m3 de Armazenamento de Combustíveis líquidos
A província do Cuanza Norte conta com um total 1 904m3 de Armazenamento de Combustíveis líquidos e não dispõe de instalação de armazenamento e enchimento de gás, fez saber, ontem, dia 19, o Diretor-geral do Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP), Luís Fernandes
Luís Fernandes que falava durante apresentação sobre estado actual dos Postos de Abastecimentos (PA) e Armazenamento de derivados de combustíveis na província do Cuanza-Norte, referiu que o gás é abastecido, via terrestre por clientes grossistas a partir de Luanda e Malanje.
Em relação aos postos de Abastecimentos, o responsável disse que as províncias dispõem de uma rede de 17 (dezassete), sendo 11 (onze) da Sonangol, 1 (um) da Pumangol, 3 (três) da TEMA e 2 (dois) de Bandeira Branca.
Disse, igualmente, que o mapeamento nacional de Postos de abastecimento (PA’s) do 3.º Trimestre de 2024 apurou ainda: 15 (quinze) PA’s em estado operacional, dos quais, 14 (catorze) PA’s convencionais e 1 (um) PA contentorizado.
“Os 15 (quinze) PA´s operacionais na província estão distribuídos pelos municípios seguintes: Cambambe (4), Cazengo (6), Samba Cajú (1), Golungo Alto (2), Lucala (1) e Ambaca (1)”, explicou.
Venda de combustíveis
No que toca a comercialização de combustíveis no Cuanza-Norte, o Diretor-geral referiu que durante o 3.º Trimestre de 2024 o volume de vendas atingiu 13 189,87™, sendo o gasóleo o produto mais comercializado com um peso de 65%, seguido da gasolina com 23%.
“As vendas de combustíveis no 3º trimestre de 2024 registaram um aumento, em aproximadamente 13,87% ao período homologo de 2023, em cerca de 19,27 %”, disse.
No domínio do sistema do sector dos Derivados do Petróleo, Luís Fernandes sublinhou que foram transferidas para as administrações municipais as seguintes competências, o licenciamento para exploração de postos de abastecimento de combustíveis com capacidade inferior ou igual a 200 m³, licenciamento para venda a retalho de gás butano (gás de cozinha),
Destacam-se, igualmente, os serviços de licenciamento para venda a retalho de petróleo iluminante, licenciamento para venda a retalho de lubrificantes, licenciamento para revenda de gasóleo para consumo industrial com capacidade até 200 m³.
Foram capacitados os Técnicos das Administrações Municipais afectos à província do Cuanza-Norte no período de 06/ 05/2022 e 28/10/2022.
De acordo com o responsável, o IRDP vai interagir com a nova Direcção do Serviço de Apoio ao Governador Provincial (GPDEI), para o estabelecimento do período ideal para as partes, de modo a efectuar um Workshop.
Trata-se de uma acção para refrescamento sobre transferência de competências na província, no âmbito do licenciamento das actividades do sector dos derivados do petróleo, com vista a reforçar as competências dos técnicos das Administrações Locais.